segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Com que roupa eu vou..."

     Hoje comprei uma blusa e fiquei feliz. Primeiro porque gosto de comprar coisas que têm, não apenas uma função, mas uma relação direta com a minha personalidade; segundo porque é uma coisa com uma função e uma relação direta profunda, se isso é possível, com a minha personalidade. Olheia, fiquei feliz e comprei (contradizendo a ordem dos acontecimentos no início do parágrafo, mas esse é um daqueles casos em que não se altera o produto, então...). E acredito que ficarei feliz todas as vezes que olhá-la novamente e usá-la, visto que agora a possuo e assim posso fazer.
     Eis aqui o que vem escrito em sua estampa, parte de um poema que muito aprecio (mais uma vez) de Pessoa, O Fernando.


   "Mas se Deus é as árvores e as flores
     E os montes e o luar e o sol,
     Para que lhe chamo eu Deus?
     Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;
     Porque, se ele se fez, para eu o ver,
     Sol e luar e flores e árvores e montes,
     Se ele me aparece como sendo árvores e montes
     E luar e sol e flores,
     É que ele quer que eu o conheça
     Como árvores e montes e flores e luar e sol.  
   
     E por isso eu obedeço-lhe,
     (Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?).
     Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,
     Como quem abre os olhos e vê,
     E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,
     E amo-o sem pensar nele,
     E penso-o vendo e ouvindo,
     E ando com ele a toda a hora."



     Genial, né?! Como ninguém tinha pensado nisso antes? Será que ninguém tinha pensado nisso antes? Enfim... Para os limitados de pensamento, para aqueles que este não é semfim; moda, apesar do comércio excessivo, cenário competitivo e ostensivo, imposição de valores visuais ilusórios, também é cultura.

3 comentários:

  1. Confesso ter ficado com invejinha da sua camiseta/blusa. =)
    Você acredita que já fui surpreendido por uma pessoa apontando o dedo na minha cara dizendo "Fernando Pessoa está errado!" Quando falei desse poema?

    ResponderExcluir
  2. A propósito, obrigado pelo comentário em "Heterônimo de mim mesmo". Acabei de clicar em Excluir ao invés de Publicar.=/
    Teoria do Dedo Gordo =/ Ficou o email... =)

    ResponderExcluir
  3. Acho que o problema é que nem toda verdade universal é aceita por todo mundo, né?! Por mais estranho que isso soe... Talvez o Pessoa estivesse tão certo que cansou de ser certo como Pessoa e criou todos os outros "eus" dele para ser certo e errado incansavelmente. Ainda que uns tantos não vejam verdade, até hoje, nas suas palavras (e eu também me pergunto, como isso é possível?).
    Gostei muito do seu blog, estou lendo até agora! E não se preocupe quanto ao comentário, o importante é que vc leu. Até porque outros virão, então... =)

    ResponderExcluir