quarta-feira, 20 de julho de 2011

Evitar guerras ouvindo boa música.


      Eu tenho uma teoria (e vamos aqui ter certeza que sabemos diferenciar uma teoria de uma certeza) de que as pessoas que não suportam e se irritam de forma excessiva num engarrafamento somente o fazem porque não têm um bom cd para escutar. Por que não enjoy the ride? As pessoas se irritam muito facilmente hoje em dia...
     Uma vez quando pegava carona com um amigo meu ele me perguntou de repente: "Você se incomoda com um 'awkward silence' (aqueles silêncios constrangedores no qual duas pessoas não conseguem manter um diálogo e o clima se torna estranho para ambas; encontros no elevador costumam promover esse tipo de "silêncio")?" Foi aí que percebi que já estávamos há um bom tempo sem conversar; eu estava, como em muitas vezes, perdida nos meus pensamentos. Respondi que não, que só me incomodaria se fosse realmente estranho, o que não era o caso, já que nos conhecíamos bem e havíamos conversado durante todo o caminho como acontecia todos os dias, que aquele era apenas um momento de dispersão dos dois. Me surpreendi com a sua resposta: "É mesmo... Isso significa que eu gosto de você e você gosta de mim e nos sentimos à vontade um ao lado do outro, tipo, não sentimos a necessidade de manter um diálogo se ele não existe ou ficamos desconfortáveis".
     Quero dizer, é óbvio. É claro que nos gostávamos e nos sentíamos confortáveis um com o outro, é a confirmação da existência de uma amizade, certo?; o fato é que saí do carro segundos depois dele ter lançado a última frase, mas ela continuou na minha cabeça por horas. Fiquei pensando sobre ela, na sua veracidade e em como ela pode se estender ao universo particular de cada um no que tange a solidão.
     Acredito haver uma certa confusão em definir a solidão. Muita gente se incomoda intensamente em estar só e compara isso à solidão. Para mim solidão é algo muito mais profundo e mais forte, mas não quero abordar definições agora, não é meu objetivo. Meu ponto é que acho que, para essas pessoas, ficar sozinho é insuportável porque é um "awkward silence" consigo mesmo, como um monólogo chato e silencioso. Mas não deve ser assim, sabem? Para mim, que passo grande parte do tempo refletindo e pensando sobre as coisas, estar sozinha é apenas o que é, nada menos, nada mais. Nada (de)mais. Inclusive, gosto muito de ficar sozinha e acho graça de quem entende isso como "autismo", como gostam de brincar comigo. Acho que as pessoas que não se sentem muito bem estando sozinhas deviam explorar isso nelas, cortando o papo de psicóloga, convivemos com nós mesmos pro resto da vida, então... Proponho aproveitar o momento de estar só como se aproveita um engarrafamente para ouvir seu cd preferido. E isso não tem nada a ver com Pollyana. Eu acho.
     Se mais pessoas se sentissem mais confortáveis consigo mesmas possivelmente teríamos pessoas menos irritadas no trânsito, buzinando loucamente para que os outros saissem da frente e elas podessem chegar em casa. Menos ainda se elas estivessem curtindo um bom cd durante o caminho. O mundo seria mais calmo. Aliás, tem muita guerra por aí que provavelmente seria evitada se as pessoas tivessem bons cds para ouvir. Taí... Talvez essa seja a minha próxima teoria. Evitar guerras ouvindo boa música.

2 comentários:

  1. "Não tava àtoa- disse certa vez Djavan-/ tava contente/tava com meu bem no canto da mente". Sem estar átoa e sozinhos o amor e outras coisa mais não podem estar no "canto da mente". Concordo com as tuas teses. Principalmente a que percebe o lado muito bom do estar sozinho, do poder refletir sem incômodos. Do não alienar-se, de se manter nas entranhas. Também acho que um bom CD e bom livro ou filme evitariam guerras e sofrimentos. Até porque os artistas que os produziram são bons companheiros. Além disso temos os companheiros que conhecemos na distância (na internet que realmente se torna inter, ligação), por isso gosto de te achar por aqui quando escreves algo novo. Acho sempre um bom texto neste "Pensando Sem Fim" que tua boa solidão produz. E fico torcendo para que venha muito mais. Um abraço.
    P.S.: Aproveito para agradecer os comentários. Nossa, fiquei todo bobo rsrsrsr.....

    ResponderExcluir
  2. PS (realmnte): não pedi permissão, mas coloquei o link deste texto no meu orkut (se tiver algum problema diz que eu retiro).

    ResponderExcluir